25/12/2017
Um dos grandes acidentes que acomentem os equinos em propriedades rurais é o de cortes provocados por cercas. A maioria ocorre com cercas de arame liso ou farpado, isso porque esses dois tipos de cercas sem dúvida são os mais utilizados.
Com intuito de ajudar vocês a diminuírem o numero desse tipo de acidente nas propriedades, estamos escrevendo esse pequeno texto.
Ao construir uma cerca devemos levar várias variáveis em consideração como tipo de relevo, clima, custo e, sobretudo, sua aplicação. É muito importante que se consulte um profissional a fim de obter conhecimento sobre as necessidades daquela criação. Para assim poder oferecer segurança para o animal e também a quem estará no manejo diário.
Ao falarmos dos equídeos especif**amente, há várias possibilidades quanto ao tipo de cerca. Mas entre todas podemos destacar as cercas de arame, choque, tabua e mais nova no mercado, cerca de plástico. Abaixo iremos tentar destacar os pontos positivos e negativos de cada uma. É claro que a melhor cerca é aquela que você pode ter, porém é importante destacar a necessidade de manutenção preventiva que deverá ocorrer independentemente do tipo de cerca, e o mais importante, garantir a segurança do animal. Lembrem-se, equídeos em geral são animais que acidentam fácil, isso porque são animais curiosos, espirituosos e assustados, principalmente quando potros e potras. Garanhões também costumam se envolver com mais frequência em acidentes com cercas, isso por tentarem escapar em busca das fêmeas.
CERCAS DE ARAME podem ser construídas com mourões de madeira, cimento, etc. Com arame liso ou farpado. Os mourões são fincados a certa distância um dos outros e neles são fixados os fios de arame. A quantidade de fio pode variar.
Esse tipo de cerca normalmente é mais barato, possui uma construção e manutenção mais fácil, se necessário podem ser mudadas de lugar. Porém a maioria dos acidentes ocorre com esse tipo de cerca. Os acidentes mais graves ocorrem com cercas de arame liso, o menos recomendado para criação de equídeos, isso porque o animal respeita mais o arame farpado que em caso de acidente, por ser menos rígido se rompe mais fácil. Nos arames lisos normalmente o animal f**a preso por um dos membros e ao tentar se soltar vai se machucando cada vez mais.
CERCAS DE CHOQUE sem dúvida a mais recomendada para criação de cavalos, seus custo já não é mais tão alto como já foi, seu principio de funcionamento é oposto ao das cercas convencionais. A cerca de choque não controla o animal por meios mecânicos e sim por meio psicológico. Possui todas as vantagens das cercas de arame e mais algumas, sua instalação é muito rápida e fácil, caso necessário pode ser retirada e guardada. O animal após tomar um choque f**a medroso de encostar novamente na cerca, ou seja, respeito total a cerca gerando menor número de acidentes. A altura recomendada para equídeos é a de 80cm, em caso de crias a altura f**a em 80cm e 45cm. Assim como todo tipo de cerca, a cerca elétrica também demanda manutenção. Ao apresentar defeito na fonte, deve-se contatar o fabricante e não levar ao homem que conserta TV, o fabricante possui todo conhecimento técnico para realizar a manutenção de maneira ef**az. Fuga de corrente diminui sua eficiência, para isso o capim próximo aos fios deve ser mantido baixo. Para saber se a cerca está funcionando, além do LED posicionado na fonte que demonstra os pulsos de corrente, há um teste muito simples: com uma mão segure uma folha de capim longa e verde, ao encostar na cerca deve-se sentir um leve choque, quanto menor for a distância entre a mão e o fio, maior será a sensação de choque.
CERCA DE TÁBUA para fazer uma boa cerca, deve-se utilizar uma boa madeira e isso encarece esse tipo de cerca. Sua durabilidade pode variar de acordo com o tratamento dado a madeira e manutenção. As cercas de madeira variam o número de tábuas em 2,3 ou 4 tábuas de acordo com sua aplicação, garanhões, éguas, éguas com cria ao pé, etc. São muito ef**azes na criação de cavalos além de oferecer uma beleza que as demais já citadas não oferecem.
CERCA DE PLÁSTICO novidade mercado ainda está em fase de implantação. O desenvolvimento de novas tecnologias permitiu a criação e fabricação dessa cerca. O produto é fabricado em PVC de alta qualidade e é comercializado nas cores branco, marrom e preto. Por ser um produto novo no mercado, não há como citar os pontos negativos pois podemos dizer que ainda está em teste. O fabricante destaca várias vantagens, entre elas, garantia de 10 anos, grande durabilidade, pode ser utilizada com mourões de eucalipto tratado, não utiliza pregos ou parafusos, resistente a sol, umidade e cupim, entre outras.
Ressaltamos que a melhor cerca é aquela que você pode ter, o importante é mantermos a manutenção em dia para evitarmos ao máximo acidentes com nossos animais. Vale a pena também citar a dica que já foi dada aqui na página, se você possui uma cerca de arame já pronta com finalidade de conter equídeos, retire os dois primeiros fios de baixo para cima. Equídeos diferentemente de bovinos não possuem o costume de varar cercas, essa precaução o ajudará diminuir o número desse tipo de acidentes.
Imagens: Grupo de estudo Informativo Equestre